Trata-se de um tumor maligno (“cancro”) da próstata, glândula que se situa logo abaixo da bexiga e que é “atravessada” por um canal por onde passa a urina e que se designa por uretra (ver Anatomia da Próstata).
O cancro da próstata pode ser constituído por diferentes tipos celulares mas, na esmagadora maioria dos casos, trata-se de um tumor designado por adenocarcinoma.
As células que constituem este tumor parecem ter uma origem semelhante às células que constituem a próstata normal (são células de tipo glandular), mas que, em determinada altura, se tornam mais agressivas, multiplicando-se mais (ou “morrendo” menos), aumentando de número de uma forma muito mais rápida do que as restantes células deste orgão.
Muito raramente, em menos de 1% dos casos, pode tratar-se de outro tipo de tumor, geralmente um carcinoma de pequenas células ou um sarcoma (ou seja, tumores cujas células têm outras características e outra origem).

A nossa missão é cuidar e tratar dos doentes com doenças urológicas, especialmente as doenças da próstata (quer benignas, quer malignas) e a incontinência urinária, de acordo com as melhores e mais modernas técnicas de diagnóstico e tratamento destas doenças.