Ecografia da Próstata

O que é a Ecografia da Próstata?

A ecografia da próstata é um exame utilizado na avaliação deste orgão, quer por via supra-púbica, quer por via trans-rectal. Este último é, por exemplo, essencial para a orientação e sistematização das biópsias da próstata. 

Na presença de um toque rectal alterado ou valores elevados do PSA, pode fornecer dados adicionais para o diagnóstico. Como exame isolado, contudo, não é muito útil  para o diagnóstico de cancro da próstata. 

A identificação de nódulos que apenas se detectam na ecografia em doentes com toque rectal e valores de PSA normais deve ser relativizada e encarada com alguma prudência. Não quer dizer que se trate de certeza de um cancro, pelo que não é necessariamente obrigatório, desde logo, a realização de uma biópsia.

Importância da Ecografia da Próstata

Este exame pode fornecer informações válidas para o estadiamento do cancro, ou seja, para ajudar a determinar se um determinado tumor está ou não limitado ao orgão.

Podem encontrar-se irregularidades do contorno da próstata que sugerem que o tumor ultrapassou já a "cápsula" da próstata.

Os doentes devem realizar uma correcta e completa avaliação da próstata, sendo acompanhados por urologistas com grande experiência no diagnóstico e tratamento das doenças deste orgão.

Não se deve basear uma decisão ou um tratamento apenas com o resultado de uma ecografia da próstata.

Como se efectua Procedimento de Ecografia da Próstata?

Este exame pode ser realizado via trans-rectal ou via supra-púbica.

No primeiro caso, o paciente deve estar deitado de lado, com as pernas ligeiramente flectidas, para que se insira uma sonda ecográfica, através do recto.

Esta sonda, especialmente criada para este exame, apresenta imagens dos tecidos, da sua estrutura e do fluxo sanguíneo da próstata, em tempo real.

Apesar de ser ligeiramente desconfortável, é um processo indolor e rápido. Revela-se a melhor abordagem ecográfica para identificar diferentes patologias da próstata, como o cancro da próstata, a hiperplasia benigna da próstata ou a prostatite. Além disso, é um bom método para detectar lesões nas vesículas seminais, como nódulos ou quistos.

No caso da ecografia por via supra-púbica esta é feita através da parede abdominal. A informação obtida em relação às caracteríticas da próstata é reduzida, embora seja possível avaliar o volume da próstata, a morfologia prostática - de forma grosseira - a capacidade da bexiga e o resíduo pós-miccional da bexiga (quantidade de urina que persiste na bexiga depois de se urinar.

Em ambas as técnicas é um exame rápido que demora, em média, 5 a 10 minutos. Se existir necessidade de avaliar com mais pormenor a estrutura anatómica da próstata, este tempo pode ser superior.

Preparação para a Ecografia Prostática

Se o paciente for fazer uma ecografia trans-rectal, é-lhe habitualmente indicado que faça uma limpeza rectal com um micro-clíster, para que o procedimento seja facilitado.

Para a ecografia supra-púbica, o doente deve ingerir bastantes líquidos antes de realizar o exame (cerca de meio litro), para que tenha a bexiga cheia. 

Dr. José Santos Dias

Director Clínico do Instituto da Próstata

  • Licenciado pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
  • Especialista em Urologia
  • Fellow do European Board of Urology
  • Autor dos livros "Tudo o que sempre quis saber Sobre Próstata", "Urologia fundamental na Prática Clínica", "Urologia em 10 minutos", "Casos Clínicos de Urologia" e "Protocolos de Urgência em Urologia"

Perguntas Frequentes sobre a Ecografia da Próstata

O que é uma Ecografia Prostática?

icon down

Que Indicações fornece a Ecografia Prostática?

icon down

Quem é que pode realizar o Exame da Ecografia Prostática?

icon down

Como é que é feito o Exame da Ecografia Prostática?

icon down
Referências

Pedido de Marcação de Consulta