Ressonância Multiparamétrica da Próstata

O que é a Ressonância Multiparamétrica da Próstata?

A ressonância magnética multiparamétrica da próstata permite um diagnóstico mais preciso na detecção e estadiamento do cancro da próstata.

É cada vez mais utilizado para a detecção de tumores mais agressivos da próstata, para definição da sua localização, dimensão e características. Possibilita que a biópsia da próstata seja "guiada", de modo a torná-la mais precisa, ou seja, permite que as zonas suspeitas sejam mais adequadamente avaliadas e puncionadas, durante a colheita de fragmentos da próstata - a chamada Biópsia de Fusão.

Este exame é ainda indicado para estadiamento do cancro da próstata, pois contribui para uma melhor avaliação prostática.

A ressonância multiparamétrica pode também auxiliar o médico no seguimento de doentes já tratados, quando apresentam suspeitas de recidivas do tumor da próstata.

No caso de doentes com tumores menos graves, em que se opte por Vigilância Activa, este exame é útil na monitorização e seguimento destes doentes.

Importância da Ressonância Multiparamétrica da Próstata

Este tipo de ressonância é bastante importante para os doentes em que se avalia a possível presença de um tumor da próstata, uma vez que apresenta capacidades de diagnóstico mais finas.

Apesar de apenas se poder confirmar o cancro da próstata, de forma definitiva, através de uma biópsia prostática trans-rectal, com este exame, a ressonância multiparamétrica da próstata, o estudo do tumor é mais aprofundado, o que facilita, por exemplo, a definição das zonas a biopsar ou ajuda na selecção do tratamento a efectuar.

Como se efectua a Ressonância Multiparamétrica da Próstata?

Por norma, é injectado um contraste endovenoso no doente, que melhora a caracterização da lesão e permite a melhoria das imagens produzidas e captadas.

O doente fica deitado e imóvel, na mesa da máquina de ressonância magnética, que entra dentro de uma espécie de tubo. Este tubo tem um anel que está equipado com antenas de ondas de radiofrequência.

A particularidade deste exame é a múltipla avaliação de vários parâmetros da próstata (daí o nome deste exame), como a morfologia, a estrutura anatómica, celular e vascular deste órgão.

A ressonância multiparamétrica da próstata demora entre 30 a 60 minutos.

Preparação para a Ressonância

Antes do doente efectuar este exame necessita de ter alguns cuidados que passam por:

  • Fazer um jejum de 4 horas antes do procedimento
  • Ir à casa de banho minutos antes do exame, pois a ressonância não pode ser interrompida;
  • Retirar todos os objectos metálicos do corpo.

Dr. José Santos Dias

Director Clínico do Instituto da Próstata

  • Licenciado pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
  • Especialista em Urologia
  • Fellow do European Board of Urology
  • Autor dos livros "Tudo o que sempre quis saber Sobre Próstata", "Urologia fundamental na Prática Clínica", "Urologia em 10 minutos", "Casos Clínicos de Urologia" e "Protocolos de Urgência em Urologia"

Perguntas Frequentes sobre a Ressonância Multiparamétrica da Próstata

O que é a Ressonância Multiparamétrica da Próstata?

icon down

Porque é que esta Ressonância se chama Multiparamétrica?

icon down

O doente necessita de se preparar antes de fazer a Ressonância?

icon down

A Ressonância Multiparamétrica só é feita a quem tem Cancro?

icon down

Pedido de Marcação de Consulta