Tomografia Computorizada (TAC)

O que é a Tomografia Computorizada?

A tomografia computorizada, também conhecida por tomografia axial computorizada (TAC), é um exame não é invasivo que serve para observar vários órgãos e tecidos do corpo humano, através de um equipamento que utiliza radiação. 

Uma das particularidades destas imagens é o facto de serem divididas e mostrarem secções do corpo de forma transversal (ou seja,  como se o organismo fosse seccionado em fatias) mas também, nos aparelho modernos, noutros planos.

O objetivo deste exame é diagnosticar as doenças que provocam alterações visíveis nos órgãos, identificar a extensão de tumores primários e confirmar, ou não, a existência de metástases.

Importância da realização da TC

Através da TC, o médico especialista pode detectar quais são as causas subjacentes a determinados sintomas, excluindo, muitas vezes, a necessidade de outros exames de diagnóstico.

Em termos práticos, para as doenças da próstata é útil sobretudo para o diagnóstico de adenopatias (aumento do volume dos gânglios linfáticos) ou metástases noutros orgãos ou nos tecidos moles (formação de novos focos tumorais a partir do tumor da próstata, localizados à distância). Não é um bom exame para avaliar a próstata.

Para outros fins, é um exame não invasivo e serve para o estudo de diferentes patologias do cérebro, pulmões, coração, fígado, pâncreas, rins, bexiga, ossos, partes moles, entre outros.

Como é o Procedimento da Tomografia Computorizada?

O procedimento pode demorar entre 15 a 30 minutos, de acordo com o tipo de exame.

O tomógrafo é o equipamento onde é feito este exame. Tem uma mesa/marquesa móvel, que desliza pelo centro de um anel aberto (com cerca de 80 cm de diâmetro), que está equipado com os sistemas que emitem radiação. 

Em alguns casos, é injectado um tipo de contraste iodado intravenoso com o objectivo de melhorar a definição dos vasos sanguíneos ou de lesões nos órgãos, dilatação de estruturas, etc.

O equipamento possui um emissor de radiação, que gira em torno do paciente (que se encontra imóvel e deitado na mesa). Em média são obtidas 950 imagens por segundo, pois o tomógrafo possui 256 canais, o que permite tornar a TC, actualmente, num exame bastante rápido.

Com a evolução tecnológica, os equipamentos receberam softwares que auxiliam os médicos na avaliação das imagens, para que assim o diagnóstico das doenças seja mais apurado.

Preparação para o Exame da Tomografia Computorizada

O paciente deve realizar o exame em jejum (pelo menos quatro horas antes) e se tiver diabetes, a medicação deve ser suspensa no dia do exame e 24 a 48 horas depois da sua realização, sempre sob a supervisão médica.

Esta suspensão é importante quando se utiliza o contraste iodado, que pode interferir com a diabetes e a sua medicação. 

Riscos do Exame da Tomografia Computorizada

Este procedimento utiliza radiação ionizante, superior aos exames normais que usam os raios-x convencionais.

As mulheres grávidas são desaconselhadas a fazer este exame, tal como pessoas que sofrem de asma ou alergias (no caso da utilização do contraste iodado). 

As mulheres que estejam a amamentar devem, depois de efectuarem a TC, esperar pelo menos 8 horas até voltarem a fazê-lo.

No caso das crianças, este exame só pode ser feito em casos estritamente necessários, pois são mais sensíveis à radiação e as doses de radiação utilizadas podem causar problemas que podem manter-se durante o seu crescimento.

Dr. José Santos Dias

Director Clínico do Instituto da Próstata

  • Licenciado pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
  • Especialista em Urologia
  • Fellow do European Board of Urology
  • Autor dos livros "Tudo o que sempre quis saber Sobre Próstata", "Urologia fundamental na Prática Clínica", "Urologia em 10 minutos", "Casos Clínicos de Urologia" e "Protocolos de Urgência em Urologia"

Perguntas Frequentes sobre a TAC

O que é uma Tomografia Computorizada?

icon down

Como é feita a Tomografia Computorizada?

icon down

Quais são os factores de risco da Tomografia Computorizada?

icon down
Referências

Pedido de Marcação de Consulta