Qual o volume normal da Próstata e como identificar Alterações do seu Tamanho?

A próstata é uma glândula masculina que sofre alterações de tamanho ao longo da vida do homem. 

Há, no entanto, um padrão considerado normal quanto às suas dimensões.

Existem várias razões para a ocorrência deste fenómeno, designado por Hiperplasia Benigna da Próstata, uma patologia muito comum.

Mas como identificar mudanças nas dimensões deste órgão? E o que representam para o homem? 

Descubra neste artigo, o aspecto e dimensões de uma próstata “normal” e as patologias que podem provocar o seu aumento.

 

O que é a Próstata e qual a sua Função?

A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino que se encontra por baixo da bexiga e envolve a uretra, canal por onde é expelida a urina.

A sua função principal é a produção do líquido prostático, um dos componentes do esperma, que serve como veículo para a progressão, suporte e nutrição dos espermatozóides.

Durante o acto sexual, tem também um papel importante, pois contrai a uretra para que a urina não passe junto com o sémen, quando ocorre a ejaculação.

 

Qual o aspecto e dimensões normais da próstata? 

A próstata normal apresenta uma forma e dimensão semelhante a uma castanha ou a uma noz.

Em termos gerais, na idade adulta. apresenta as seguintes dimensões: 

  • 3 cm de comprimento;
  • 4 cm de largura;
  • 2 cm de profundidade;
  • Cerca de 20 gramas de peso.

As dimensões tendem a aumentar de forma natural com a idade, pelo que é normal um paciente de 70 anos apresentar uma próstata maior, quando comparado com um homem de idade inferior.

 

Como identificar sinais de alerta que indicam a presença de um problema?

Nem todos os homens cuja próstata aumenta de volume apresentam sintomas. 

Ainda assim, como esta alteração comprime a uretra, o fluxo de urina é comprometido e resulta, frequentemente, em algumas queixas do aparelho urinário, que são divididas em função dos seguintes componentes: 

  • Capacidade de enchimento/armazenamento - urgência para urinar, aumento da frequência das micções, incontinência, entre outras;
  • Capacidade de esvaziamento - jacto intermitente e/ou, ardor, demora no começo da micção;
  • Pós-miccionais - sensação de esvaziamento incompleto e gotejo.

Mesmo que esta sintomatologia não represente efeitos negativos na vida do paciente, é importante que não seja ignorada. 

Caso deixe a sintomatologia arrastar-se pode provocar situações mais graves como por exemplo infecções urinárias, hematúria, alterações da função normal da bexiga ou rins ou até insuficiência renal.

Instituto Da Prostata Qual O Volume Normal Da Prostata E Como Identificar Alteracoes Do Seu Tamanho

 

A Hiperplasia Benigna da Próstata e o aumento de volume deste órgão

O crescimento da próstata ocorra de forma muito frequente, sendo esta alteração conhecida como Hiperplasia Benigna da Próstata (HBP).

Nestes casos, ocorre uma proliferação das células prostáticas, que resulta no crescimento do volume desta glândula.

Apesar da causa ainda ser desconhecida, sabe-se que esta proliferação ocorre por acção da testosterona.

Além do mais, existem outros factores de risco que, embora não representem uma causa directa, aumentam a probabilidade de desenvolver esta patologia.

Uma delas é a idade.

O risco de desenvolver esta patologia aumenta progressivamente a partir dos 40 anos. A hiperplasia da próstata está presente em 20% dos homens aos 50 anos, em 60% aos 60 anos e em 70% aos 70.

O histórico familiar e uma dieta rica em proteína também podem aumentar o risco de desenvolver HBP.

 

Como é feito o Diagnóstico para confirmar o aumento da próstata?

Já vimos que existe um volume considerado normal para a próstata, mas esta vai aumentando de forma progressiva com o envelhecimento.

Como se pode detectar esta anomalia?

Em primeiro lugar, é fundamental estudar a história clínica do paciente, nomeadamente determinar as suas queixas e avaliá-las consoante a sua duração, evolução e repercussão na qualidade de vida.

Além disso, é importante analisar hábitos de vida e perceber se existem outras causas para os sintomas.

Depois, é necessário realizar um exame objectivo através do toque rectal, a fim de conhecer o tamanho da próstata. Este exame permite também confirmar se o aumento é benigno, isto é, averiguar se não existem nódulos, para excluir a presença de tumor.

Após estes passos, o especialista pode ainda pedir alguns exames complementares, como análise do PSA, ecografias, urofloxometria, entre outros, para que o diagnóstico seja o mais completo e preciso possível.

Só com um diagnóstico preciso é possível categorizar a doença e, a partir daí, escolher o tratamento adequado para alcançar o melhor resultado possível.

 

Outras Doenças responsáveis por alterar o tamanho da Próstata

O diagnóstico torna-se ainda mais importante porque, ainda que a HBP seja a condição mais comum, outras doenças podem causar queixas semelhantes, entre as quais:

Além do mais, a ansiedade, os hábitos de vida pouco saudáveis e até alguns medicamentos podem causar queixas semelhantes.

 

Próstata aumentada nem sempre significa doença 

Dado que uma próstata aumentada nem sempre apresenta sintomatologia, é importante realizar consultas de diagnóstico, principalmente se reconhecer algum dos factores de risco.

Só assim será possível controlar o normal funcionamento e crescimento da próstata e, com isso, prevenir problemas futuros que comprometem a sua saúde e qualidade de vida.

No Instituto da Próstata, temos os equipamentos mais inovadores e uma equipa médica especializada para realizar diagnósticos precisos e eficazes. Por isso, não espere mais - marque a sua consulta de diagnóstico. 

Dr. José Santos Dias

Director Clínico do Instituto da Próstata

  • Licenciado pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
  • Especialista em Urologia
  • Fellow do European Board of Urology
  • Autor dos livros "Tudo o que sempre quis saber Sobre Próstata", "Urologia fundamental na Prática Clínica", "Urologia em 10 minutos", "Casos Clínicos de Urologia" e "Protocolos de Urgência em Urologia"

Artigos Relacionados

Como Tratar e quais os Tratamentos eficazes para a Prostatite Aguda

A Prostatite aguda é um estado inflamatório e/ou infeccioso da próstata que ocorre de forma abrupta.  Apesar de se tratar de uma doença benigna, a sua incidência afecta a qualidade de vida dos homens devido à intensa sintomatologia que...

Em que consiste o Tratamento de Braquiterapia para o Cancro da Próstata?

O Cancro da Próstata é uma doença oncológica que, nos dias de hoje, apresenta muitas opções de tratamento - que variam consoante o paciente e o tipo de tumor. Entre eles encontra-se a Braquiterapia, uma das técnicas que mais evoluiu...

Qual a importância do Exame PSA na prevenção do Cancro da Próstata?

Nas patologias que afectam a próstata, existem exames que permitem realizar um diagnóstico preciso e completo. O exame de PSA é uma das análises que fornece informações mais relevantes. Com estes dados torna-se possível prevenir...

Pedido de Marcação de Consulta