Tratamento do Cancro da Próstata

Em que consiste o Tratamento do Cancro da Próstata?

Existem inúmeras opções terapêuticas para o cancro da próstata que apresentam bons resultados. 

A maioria dos homens diagnosticados com um tumor neste órgão pode esperar viver muitos anos. Embora o sucesso do tratamento dependa, naturalmente, da progressão da doença oncológica.

Se for detectado em fases precoces, localizado ainda apenas na próstata, o tratamento tem fins curativos. A braquiterapia, a cirurgia e a radioterapia externa são as opções terapêuticas possíveis, dado o tumor estar ainda numa fase precoce. 

Se o cancro for diagnosticado em fases avançadas, ou seja, já não estiver localizado apenas na próstata, os tratamentos são mais agressivos. Nestes casos, têm um intuito paliativo. Procura-se controlar a doença, impedir a sua progressão e minimizar os sintomas. 

Por isso, e como regra, quanto mais precocemente se diagnosticar um cancro da próstata, maior será a eficácia do tratamento, menores serão as consequências do tumor e dos seus tratamentos, menores as taxas de complicações e os efeitos secundários. 

Video Estadiamento Cancro Prostata
O Dr. José Santos Dias explica como é efectuado o Estadiamento do Cancro da Próstata.

Quais os Tratamentos para o Cancro da Próstata?

O leque de tratamentos disponíveis pode gerar significativa confusão nos doentes e seus familiares. O médico tem um papel fundamental nesta fase. Deve informar e discutir com o doente a opção terapêutica mais eficaz para o seu caso concreto. 

O tratamento do cancro da próstata pode passar pela cirurgia, por braquiterapia ou por radioterapia externa. 

Noutros casos, pode envolver tratamentos sistémicos, ou seja, com fármacos que afectam todo o organismo, como a hormonoterapia (para bloquear a acção da testosterona) ou a quimioterapia.

Para além dos tratamentos individuais, o médico pode considerar relevante combinar várias abordagens terapêuticas com o objectivo de potenciar os resultados de várias técnicas. 

Existem ainda outros tratamentos, tais como a hormonoterapia de 2ª linha, imunoterapia e a terapêutica com radionuclidos, para tratamento das metástases ósseas. 

Braquiterapia para o Cancro da Próstata

A braquiterapia prostática é uma das terapêuticas oncológicas mais utilizadas e eficazes no tratamento do cancro da próstata localizado. 

Cirurgia Laparoscópica para o Cancro da Próstata

A cirurgia laparoscópica, também designada de prostatectomia radical laparoscópica, é uma terapêutica cirúrgica usada no tratamento do cancro da próstata localizado.

Cirurgia Robótica para o Cancro da Próstata

A cirurgia assistida por robot no tratamento do cancro da próstata é uma abordagem inovadora. Consiste na utilização de um equipamento robótico, totalmente controlado pelo médico. 

Cirurgia Aberta para o Cancro da Próstata

A cirurgia aberta, também conhecida por prostatectomia radical aberta, é a abordagem clássica, na qual o cirurgião acede à próstata por meio de uma incisão cirúrgica. 

Radioterapia Externa para o Cancro da Próstata

A Radioterapia Externa é uma técnica utilizada no tratamento do cancro da próstata localizado.

Crioterapia para o Cancro da Próstata

A Crioterapia Prostática utiliza temperaturas extremamente baixas para congelar e destruir as células do cancro da próstata. 

Video Tratamento Cancro Prostata Localizado
O Dr. José Santos Dias aborda as principais informações sobre o Tratamento do Cancro da Próstata Localizado.
Video Tratamento Cancro Prostata Avancado
O Dr. José Santos Dias esclarece como se processa o Tratamento do Cancro da Próstata Avançado.

Como é feito o Acompanhamento após o tratamento?

A duração do tratamento de um doente com cancro da próstata é muito variável. Depende da fase da doença em que se detecta o problema e do tipo de tratamento escolhido. 

Há tratamentos que podem ser únicos, realizados apenas uma vez. Duram entre uma a duas horas e implicam um internamento inferior a 24 horas (como a braquiterapia). 

Outros, como a radioterapia, podem durar cerca de um mês e meio. Uma cirurgia implica em regra um internamento de 2 a 5 dias e um período de algaliação de duração variável.

Em fases mais avançadas, muitos doentes têm de ser tratados para toda a vida. Por exemplo, os homens submetidos a tratamentos hormonais para fases mais avançadas da doença. 

Independentemente da duração da terapêutica, os doentes com cancro da próstata têm de ser acompanhados regularmente ao longo de toda a vida – pelo menos até aos 15 anos após o tratamento inicial.

Os urologistas deverão avaliar o PSA com regularidade, sendo necessárias frequentemente outras análises, gerais e específicas (para avaliar os níveis de testosterona, a função renal ou produtos relacionados com o osso, por exemplo), bem como exames de imagem. Pode ser necessário realizar exames deste tipo, desde os mais simples, como ecografias, até aos mais sofisticados, como a ressonância magnética nuclear ou o mais recente PET-CT com PSMA.

Apoio Psicológico

Todos os homens com cancro sofrem uma agressão marcada  do ponto de vista psicológico. O choque da notícia e as consequências da doença e do processo de tratamento que se segue, “abalam” toda uma estrutura individual, familiar, social.

Estes doentes necessitam, por isso, de um acompanhamento especializado sob o ponto de vista psicológico, para conseguirem recuperar das alterações de vida consequentes a esta doença.

Este suporte é essencial para que possam mobilizar as forças individuais e os recursos familiares indispensáveis à luta contra a doença, de modo a retomar rapidamente a normalidade possível do decurso da sua vida.

No Instituto da Próstata, os doentes com doenças malignas do foro urológico e, especificamente, aqueles que sofrem com cancro da próstata, dispõem de um conjunto vasto de estratégias e recursos de apoio com este fim. 

Dispomos de Especialistas em Psiquiatria e Psicólogos com formação específica nesta área para ajudar os doentes a lidarem com a doença e ultrapassarem as suas consequências.

Quer saber mais sobre os tratamentos para o Cancro da Próstata?

A escolha da terapêutica mais eficaz e adequada para cada doente envolve a identificação do estádio do tumor e do estado de saúde global do doente. Contudo, independentemente do estádio da doença, existe um leque substancial de tratamentos com bons resultados.

Dr. José Santos Dias

Director Clínico do Instituto da Próstata

  • Licenciado pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
  • Especialista em Urologia
  • Fellow do European Board of Urology
  • Autor dos livros "Tudo o que sempre quis saber Sobre Próstata", "Urologia fundamental na Prática Clínica", "Urologia em 10 minutos", "Casos Clínicos de Urologia" e "Protocolos de Urgência em Urologia"

Perguntas Frequentes sobre Tratamento do Cancro da Próstata

Como é feito o Tratamento do Cancro da Próstata?

icon down

Quais são os tipos de Tratamentos do Cancro da Próstata?

icon down

O Tratamento do Cancro da Próstata tem efeitos secundários?

icon down

Quanto tempo dura o Tratamento do Cancro da Próstata?

icon down

Que cuidados devo ter durante o Tratamento do Cancro da Próstata?

icon down
Referências

Pedido de Marcação de Consulta